Um inusitado banquete é servido sobre o corpo de um performer, levantando discussões sobre consumo, alimentação e meio ambiente. Essa é a proposta da performance inédita “Banquete Antropófago”, do Coletivo Barteliê, um dos destaques da programação desta quinta-feira (29/10) da 2ª WinMostra – Winchester Performance Mostra. Com o tema “Arquivo emocional de uma cidade imaginada”, a mostra é uma iniciativa do Agrupamento Núcleo 2, de São José do Rio Preto, através do Prêmio Nelson Seixas 2020, da Secretaria Municipal de Cultura. O evento é 100% online e gratuito.
“Banquete Antropófago” mistura artes visuais e gastronomia, unindo a mosaicista Carol Escabin, o jornalista e ator Harlen Félix e o cozinheiro Ronaldo Vilerá, que comandavam o Barteliê Gastrô. O antigo point uniu arte e gastronomia ao longo de quatro anos em Rio Preto, no bairro Eldorado. O bar fechou, mas a plataforma criativa continua, dando sequência à premissa de unir artes, sensações e sabores.
Na performance, o trio inspira-se no sushi erótico, servido sobre o corpo de uma pessoa, para levanter reflexões sobre a forma como o homem moderno insere-se na cadeia alimentar e os desequilíbrios que seu modo de vida tem provocado na natureza.
A apresentação será transmitida ao vivo pela internet, tendo início na cozinha do antigo Barteliê, com a preparação da comida, seguindo para a mesa onde está deitado o performer, com a montagem do banquete. Durante esse processo, os integrantes do coletivo permanecem em silêncio e o público tem contato com áudios em que eles expõem suas reflexões sobre o tema, mesclados a trechos de declarações de pessoas famosas e de notícias sobre questões relacionadas aos alimentos.
Outra estreia desta quinta é a obra performática “Queridos Sobreviventes da Grande Catástrofe”, da Cia. do Santo Forte. Nela, um coletivo de artistas tenta sobreviver artisticamente em meio a uma pandemia. Em busca de manterem-se vivos, trocam afetos e provocações a distância mediados pela tecnologia para suprir não-presença de seus companheiros.
Encerrando a programação desta quinta-feira, a drag queen Prophanys apresenta seu solo “Cárcere por Sophia”, adaptado para o ambiente virtual. Na obra, uma mulher trans conta sua trajetória de criança até a vida adulta, seus desejos, alegrias e tristezas. “Cárcere por Sophia” é resultado das pesquisas do ator e escritor Michael Kennedy Oliveira Diniz em contato com pessoas trans, iniciada em 2017.
Com o tema “Arquivo emocional de uma cidade imaginada”, a WinMostra vai até sábado (31/10). Ao todo, são 16 apresentações de artistas rio-pretenses, realizadas na internet, por meio de transmissões ao vivo pelos canais do Núcleo 2 no Youtube (www.youtube.com/Nucleo2) e Facebook (@agrupamentonucleo2).
Durante a realização da WinMostra, todos os dias, ao final da programação, o artista transdisciplinar e pesquisador Tales Frey fará micro críticas dos trabalhos apresentados. As micro críticas são em formato de video, com até 1 minuto de duração, e serão publicadas nos stories do Núcleo 2 (@artenucleo2).
SERVIÇO:
2ª WinMostra – Winchester Performance Mostra
Quando: 27 a 31 de outubro
Onde: canais do Agrupamento Núcleo 2 – Youtube (www.youtube.com/Nucleo2) | Facebook (@agrupamentonucleo2)
Realização: Agrupamento Núcleo 2, através do Prêmio Nelson Seixas 2020, da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto
Saiba mais: www.nucleo2.com.br
PROGRAMAÇÃO DIA 29, QUINTA-FEIRA
BANQUETE ANTROPÓFAGO
Coletivo Barteliê
17h – www.youtube.com/Nucleo2 e facebook.com/agrupamentonucleo2
Sinopse:
A preparação de um inusitado banquete, preparado sobre o corpo de um performer, propõe reflexões sobre consumo, alimentação e meio ambiente.
Ficha técnica:
Performer: Harlen Félix
Cozinheiro: Ronaldo Vilerá
Montagem: Carol Escabin
14 anos. 60 minutos.
QUERIDOS SOBREVIVENTES DA GRANDE CATÁSTROFE
Cia. do Santo Forte
20h – www.youtube.com/Nucleo2 e facebook.com/agrupamentonucleo2
Sinopse:
Um coletivo de artistas tenta sobreviver artisticamente em meio a uma pandemia. Em busca de manterem-se vivos, trocam afetos e provocações a distância mediados pela tecnologia para suprir não-presença de seus companheiros. Conduzidos por um maestro que rege as ações, as atrizes e atores investigam o que sobrou do corpo, do espaço e da fé.
Ficha técnica:
Performers: Fabiana Abranches, Reni Trombi, Tauane Santo Forte, Aguinaldo Moreira de Souza, Dániel Santo Forte e Harlen Félix.
Livre. 60 minutos.
CÁRCERE POR SOPHIA
Prophanys
23h – www.youtube.com/Nucleo2 e facebook.com/agrupamentonucleo2
Sinopse:
“Viver é mais difícil que me disseram, não viver infinitamente mais doloroso”. Sophia, uma mulher trans nos conta sua trajetória de criança até a vida adulta, seus desejos, alegrias e tristezas.
Ficha técnica:
Ator/escritor: Michael Kennedy Oliveira Diniz
Sonoplastia: Luis Felipe Maia Costa
Iluminação e transmissão: Ana Carolina Morais
Livre. 35 minutos.
Fonte: Assessoria de Imprensa/Graziela Delalibera